Você está no coração do maior polo industrial da América Latina, em Paulínia-SP, onde diariamente milhões de litros de combustível fluem por dutos, trilhos e rodovias. É aqui que a Opla Logística Avançada construiu algo impressionante - o maior terminal independente de etanol do Brasil.
A Opla não é uma empresa qualquer, longe disso. Com a união estratégica entre BP e Ultracargo Logística, somado aos investimentos realizados, ela se tornou referência nacional em operações multimodais para granéis líquidos. Seu TCP (Terminal de Combustível de Paulínia) é uma verdadeira potência: 182,5 milhões de litros de capacidade de armazenamento para etanol, diesel, biodiesel e querosene de aviação.
Mas mesmo sendo líder de mercado, a Opla enfrentava um desafio comum a muitos gigantes da logística: como integrar de forma inteligente três modais diferentes (rodoviário, ferroviário e dutoviário) em uma operação que funciona 24/7?
É neste cenário que AutoMind entra em cena, com o AutoLoad. Não era apenas sobre implementar mais um sistema, mas sobre revolucionar a forma como um dos terminais mais estratégicos do país operava.
A chegada do AutoLoad a Paulínia tinha tudo para ser um marco. Afinal, estamos falando de conectar refinarias, dutos e ramais ferroviários à malha rodoviária nacional, bem no epicentro da distribuição de combustíveis brasileira.
A transformação aconteceu através de uma solução que parecia simples na teoria, mas era poderosa na prática. O AutoLoad chegou para transformar a operação: seus módulos integram de ponta a ponta o processo do terminal ao ERP — ou, como dizemos no caso da Opla, “do instrumento ao SAP” — garantindo uma performance orquestrada, fluida e perfeitamente sincronizada.
O Portal do Cliente deu autonomia total para transportadoras agendarem suas operações sem depender de ligações ou extenso fluxo de e-mails. O sistema de Agendamento começou a distribuir as janelas operacionais de forma inteligente, como um maestro organizando cada entrada e saída.
O Controle de Acesso trouxe segurança automatizada, enquanto o Controle de Filas ofereceu algo que todo terminal sonha: visibilidade total do que está acontecendo em tempo real. Chega de dúvidas sobre onde está cada caminhão ou quando chegará a próxima composição ferroviária.
Cada operação passou a ter rastreabilidade completa, e a segurança dos processos atingiu um novo patamar, além do trabalho da portaria que antes era realizado manualmente por meio de planilhas, hoje é realizado no sistema, facilitando o trabalho do time e trazendo maior satisfação da equipe, mas o impacto vai muito além dos números. Ao implementar o AutoLoad em Paulínia, a OPLA não apenas modernizou seu terminal, ela colocou em prática o processo de transformação digital crescente nos setor de granéis líquidos no Brasil.
Esta parceria entre AutoMind e Opla representa algo maior que uma simples implementação tecnológica. É a prova de que quando você combina a expertise de quem opera o maior terminal independente de etanol do país com a inovação de quem desenvolve as melhores soluções para logística, o resultado é transformador.
Para a AutoMind, ter o AutoLoad operando em Paulínia é a confirmação de que sua tecnologia está presente nos pontos mais estratégicos da infraestrutura logística brasileira. Para a Opla, é a garantia de que seus 182,5 milhões de litros de capacidade operam com a máxima eficiência possível.