O contrato iniciado em 2014 contemplou Serviços de Assistência Técnica a bordo das Plataformas, e Gestão Metrológica realizada em terra para os Sistemas de Medição das Plataformas P50, P52, P53, P54, P55, P62, P74 e apenas Gestão Metrológica do Sistema de Medição da Plataforma FPSO-NIT.

O objetivo era garantir a integridade dos sistemas de medição fiscal, apropriação, operacional e de custódia, mantendo sua conformidade quanto aos requisitos do Regulamento Técnico de Medição aprovado na Resolução Conjunta ANP/INMETRO Nº 01:2013. Os serviços foram executados de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR ISO 10012:2004 e Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

Para a execução dos serviços de calibração dos instrumentos que compõem o sistema de medição, a Automind estruturou um Laboratório de Calibração Acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE), segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 (Rede Brasileira de Calibração – RBC), capacitado para realizar serviços em suas instalações, nas instalações do cliente e em instalações móveis.

“Para realização do contrato investimos no desenvolvimento da equipe, equipamentos, padronização de processos e implementação do Sistema de Gestão, recursos que impactaram diretamente a obter o nível de avaliação de “Excelência” pela Petrobras, atingindo uma nota média de 93% para os quatro anos de contrato”, informou Carlos França, Líder de Negócios da Automind.

Para ampliar os serviços realizados pelo laboratório, a Automind está obtendo  a atualização e extensão do escopo de acreditação para calibração de instrumentos de medição de pressão (-97kPa a 100MPa), de temperatura (-140°C à 1700°C) e de dimensional para inspeção de placas de orifício e trechos retos de medição, com medições lineares, de rugosidade, de forma, de posição e orientação em peças diversas.

Um dos investimentos realizados durante o período do contrato foi o desenvolvimento de um produto para apoiar a equipe de gestão no monitoramento e diagnóstico das variáveis de processo dos sistemas de medição. O produto desenvolvido, denominado de AUTOMED é um produto Integrado para Gestão de Sistemas de Medição, que possui funcionalidades para monitoramento de variáveis do sistema de medição e de processo, geração, diagnóstico e envio de arquivos de produção, gestão e cadastro de dados de produção, notificação de falha dos sistemas de medição, gestão de testes de poços de produção e integridade de equipamentos de medição.